Quais são os principais tipos de resina?

Quais são os principais tipos de resina?

Olá! Está interessado em investir na resina? Seja para trabalhar com ela ou para personalizar um empreendimento específico, neste artigo você vai poder conferir tudo o que precisa saber a respeito da resina e quais são os principais tipos de resina que você vai encontrar no mercado.

Estamos falando de um material extremamente utilizado e mais comum do que se pode pensar, porém, não são todas as pessoas que conhecem realmente a resina ou que sabem lidar com esse revestimento.

É importante que você conheça, antes de mais nada, os tipos e características principais da resina justamente para apostar na resina mais adequada de acordo com o trabalho que você deseja realizar ou investir.

Estamos aqui para te fornecer todo esse conhecimento. Além de saber quais são os principais tipos de resina, você também vai poder conferir dicas sobre o cenário do mercado atual e como se dar bem nos negócios, se o seu foco é o empreendedorismo autônomo. Confira:

artesanato resinado em forma de coração

O crescimento no mercado autônomo e o uso da resina

Com a pandemia do covid 19 se teve uma área do mercado de trabalho que cresceu, foi a do “se vira nos 30”. Muitas pessoas perderam seus empregos, infelizmente, e passaram a ter de utilizar suas habilidades extras e sua criatividade para fazer dinheiro.

Outra realidade que a pandemia causou foi o aumento do tempo que as pessoas permaneceram dentro de suas casas. Isso fez com que elas passassem a investir mais no lar do que em qualquer outro empreendimento externo.

O uso da resina neste cenário é bastante vantajoso porque a resina pode ser utilizada para uma infinidade de coisas. Seja para:

  • Revestimentos e acabamentos
  • Reforma, construção e reconstrução de superfícies
  • Artesanato
  • Produção por demanda
  • Revestimento de pisos
  • E muito mais!

Seja qual for a sua área de interesse para atuar, a resina pode ser um mercado extremamente lucrativo e vantajoso, principalmente neste momento.

Quando se trata de reformas, não só houve um aumento na contratação de profissionais da área da construção civil, como também muitas pessoas estão colocando a mão na massa literalmente!

É por isso que é muito importante que você conheça os principais tipos de resina. Se este for o seu caso e você estiver buscando aprender mais sobre a resina para poder fazer um serviço por si mesmo, não deixe de conferir este artigo até o final! Confira:

mesa de jantar com resina verde

O que você precisa saber sobre a resina: origem, principais tipos e finalidades!

Vamos lá, chegou o momento de você conhecer tudo a respeito da Resina! Esse é um dos materiais mais versáteis do mercado e possibilitam uma infinidade de soluções e criações.

Sobre as características básicas da resina quanto material, você esperar:

  • Que seja um material de alta viscosidade
  • Que seja um material de aspecto não cristalino
  • Que seja um material que não dissolve na água
  • Que seja um material que pode apresentar bolhas na sua manipulação.

Quanto às bolhas, você pode removê-las a tempo utilizando aditivos específicos e sprays para este fim, ou pode utilizar recursos de calor, como o uso de maçaricos e até mesmo isqueiros, depende do recipiente, quantidade e finalidade, correto?

Existem vários tutoriais que explicam como remover bolhas na internet então não se preocupe demais com isso, pois é um problema que tem solução.

E no que se refere aos principais tipos de resina encontrados no mercado, bem como seu propósito de uso específico, vamos conhecer agora?

Falaremos aqui de quatro tipos de resina e quais suas principais formas de utilização. Confira:

decoração resina liquida verde

Os principais tipos de resina:

  1. Resina poliéster: esse tipo de resina é obtido na reação química entre a resina, o álcool e ácidos determinados. Ele é extremamente viscosa, e forma um material tão duro e resistente que pode ser usado para substituir o metal, o plástico e até mesmo o concreto.
  2. Resina acrílica: a resina acrílica é a resina mais líquida e ela funciona basicamente como um verniz impermeabilizante. Esse tipo de resina confere um brilho acetinado em superfícies e ainda pode ser misturado com tintas ou corantes específicos. No caso, ela é utilizada principalmente como acabamento para dar brilho e proteger pedras naturais, tijolos e telhas cerâmicas, outros objetos e superfícies.
  3. Resina epóxi: esse é o tipo de resina mais versátil. Ela permite a criação de objetos com o uso de formas, permite revestimento e impermeabilização, permite reconstrução de objetos e superfícies depredadas, permite a personalização de artigos, e é uma das resinas utilizadas para produzir o efeito do porcelanato líquido sobre pisos.
  4. Resina poliuretano: essa é outra resina utilizada para fornecer o porcelanato líquido. A este tipo de resina atribui-se também a finalidade de resistência, impermeabilidade e brilho. Ela é resistente o suficiente para suportar a locomoção de automóveis, inclusive.

Cada tipo de resina vai atender a um determinado tipo de propósito. No mais, esses materiais não são difíceis de encontrar.

Quanto ao manuseio, é delicado e pede atenciosidade. Como mencionamos, trata-se de um material viscoso que endurece em contato com o ar, que pode formar bolhas, então é importante estudar e treinar bastante para começar a utilizar a resina por si próprio e a sério.

Você tem vontade de empreender utilizando a resina? Confira nossas considerações e dicas a respeito a seguir:

escrivaninha com resina azul

Como a Pandemia impactou o mercado e o que a resina pode influenciar nisso:

Sabemos que a pandemia do covid-19 deixou muita gente apertada e sem emprego. Isso fez com que muitas pessoas voltassem à internet para buscar soluções e aprender formas de transformar seus conhecimentos e habilidades em algo personalizado no mercado.

Trabalhar com a resina é uma ótima opção para quem gosta de fazer as coisas por si próprio e para quem tem habilidade com o trabalho manual.

Você pode não ter afinco com o artesanato, mas pode fazer peças sob medida com uma forma específica, por exemplo.

Se reformas e construção não forem para a sua praia, isso não quer dizer que você não possa trabalhar com acabamento de pedrarias e personalização de objetos como caixas e luminárias e enfim, realmente existem muitas opções para quem quer fazer uma grana extra.

Agora que você já conhece os principais tipos de resina, já é um bom começo para entender qual o tipo de resina mais adequada para o que você deseja fazer.

Você pode ainda:

  • Fazer cursos profissionalizantes
  • Buscar workshops online
  • Busca por tutoriais na internet
  • Ficar de olho nos sites de tendências do momento para buscar inspiração

Apenas com algumas atitudes como esta você já terá uma visão mais ampla de como pode começar a empreender.

E se esse não for o seu caso, se você quer aprender a lidar com a resina apenas por hobby, ou distração, inspiração e trabalho não vai faltar para você!

Agora, antes de finalizar este artigo, confira as dicas que temos para você que quer utilizar este conhecimento adquirido aqui para aprender como ganhar mais dinheiro:

tábua resinada azul

Dicas para empreender com a resina e se dar bem nas suas vendas

Empreender em qualquer ramo não é fácil. Pede bastante coragem, determinação e disposição para criar, fazer, tentar, errar, aprender e evoluir.

Assim será quando você estiver lidando com a própria resina. No começo, vai ser difícil entregar um resultado tão refinado. Com o tempo e o exercício, a sua prática vai te tornar cada vez mais experiente e isso vai ficar cada vez mais nítido no seu trabalho.

Você não precisa, todavia, esperar ficar perfeito para começar. Comece definindo dentre os principais tipos de resina, qual é o ideal para você e o trabalho que você quer realizar.

Busque mais informações na internet, veja o que as pessoas que trabalham com isso estão fazendo e falando.

Mantenha um perfil nas redes sociais e invista na sua marca pessoal.

A internet hoje viabiliza muita coisa e é uma oportunidade de você alcançar pessoas e consumidores que não atingiria de outra forma. E o mesmo vale para o conhecimento.
Algumas dicas para empreender com a resina e se dar bem hoje em dia são:

  • Tenha um espaço organizado para trabalhar e até mesmo otimizado para filmagens e fotos
  • Utilize as redes sociais, pelo menos uma, como o Instagram , por exemplo.
  • Faça fotos do antes e depois, as pessoas adoram comparar os resultados
  • Se você tem vergonha de aparecer ou de falar, pode filmar apenas o produto, suas mãos e legendar o vídeo.
  • Se não tiver vergonha, personalize e humanize seu perfil interagindo com as pessoas e levando mais conhecimento e soluções até elas.
  • Invista em conhecimento e reciclagens, novas técnicas e aprimoramentos, destaque-se dos demais
  • Acredite em você mesmo e valorize o seu produto e trabalho. Nada de se rebaixar ou colocar um valor muito abaixo do praticado no seu trabalho
  • Invista sempre em saber mais sobre os principais tipos de resina para se tornar cada vez mais um especialista e autoridade no assunto, mais pra frente é você quem vai estar dando cursos e formando pessoas!

Agora você já conhece os principais tipos de resina e como investir neles!

Onde comprar Resina Epóxi com bom Preço?

Adquirir uma resina epóxi de qualidade é uma decisão crucial para garantir o sucesso de diversos projetos, e a marca Redelease se destaca como uma escolha confiável e vantajosa.

A reputação sólida da Redelease no mercado é um reflexo de seu compromisso com a excelência e inovação.

Optar por essa marca proporciona benefícios significativos, pois suas resinas são conhecidas por sua ótima resistência, durabilidade e aderência eficiente em diferentes superfícies.

Para comprar resina epóxi, pigmentos de qualidade, corantes ferramentas e outros materiais, é só você clicar nesse link www.redelease.com.br para acessar a loja da maior produtora de resinas do Brasil.

A única empresa no Brasil com certificado internacional de qualidade da resina epóxi.

Você pode usar o cupom RESINALUCRATIVA para ganhar de até 10% de desconto em qualquer compra no cartão e + 5% de desconto no PIX e boleto.

Fale direto com o WhatsApp da Redelease

 

Tags: | | | | | | | |

Sobre o Autor

Diego Rezende
Diego Rezende

Mineiro de 35 Anos, trabalho há mais de 5 anos com resina epóxi fazendo os mais diferentes trabalhos desde quadros até mesas de resina. Este blog tem como objetivo compartilhar algumas experiências que tenho neste ramo maravilhoso que é o ramo de resina epóxi!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *